Antes de adotar um animal, devemos pensar em todos os fatores dessa relação, afinal, ele será mais um membro da sua família e, como tal, deve ter todo o amor, atenção, respeito e cuidados que um ser merece. Lembrando que cães e gatos vivem entre 10 e 15 anos.
Pensar no seu Bolso
Os animais precisam de alimentação de qualidade, veterinário, vermífugos e vacinas anuais. Devemos pensar que os animais envelhecem e que com a idade, os cuidados aumentam. Faça simulações de quanto você irá gastar com o futuro membro da família.
Tempo
Cães precisam de atenção, carinho e passeios duas vezes por dia. O passeio é um exercício físico e mental, independentemente de se você mora em casa ou apartamento e deve ser feito em horários agradáveis, no início da manhã ou final da tarde.
Gatos também precisam de exercício físico! Brinque com ele, enriqueça o ambiente com arranhadores, prateleiras e brinquedos.
Família
Todos devem estar de acordo com a inclusão de um novo membro e todos devem ir na hora da adoção.
Caso a família tenha um outro animal, ele deverá fazer a interação.
Espaço
O animal deve ter espaço adequado. Para cães que vivem em apartamentos, é necessário telar janelas e varandas para que eles não possam pular, isso vale para varandas em casas também. Se o animal tiver uma casinha, ela deverá estar sob abrigo contra chuva, vento e sol.
Nunca deixe o seu cão acorrentado!
Não adote para guarda!
Para gatos, casas e apartamentos devem ser seguros contra fugas. Janelas e varandas devem ser teladas, janelas basculantes devem ter limitador.
Paciência
Animais requerem paciência, eles têm um momento de aprendizado e de adaptação, precisam de carinho e dedicação.
Alergias
Muitas pessoas adotam animais e depois de alguns anos desistem dos animais alegando alergias, consulte o seu médico antes de adotar.
Mudanças de vida
Separação, gravidez, mudança de casa para apartamento, mudança de cidade ou país não são desculpas para você abandonar o seu animal ou tentar passar o problema para ONGs ou protetores.
Viagens
Existem várias alternativas, há locais pet friendly (cães e gatos são bem-vindos e podem permanecer no local); se não puder levar o animal na viagem, contate alguém de confiança que possa ficar com ele ou que possa passar na sua casa para alimentar, colocar água e passear todos os dias. Existem vários serviços e profissionais, entre eles os hoteizinhos e pet sitters. Antes de escolher qualquer uma dessas opções, sempre pegue referência. Você poderá fazer uma viagem tranquila sabendo que o membro da família que não pode viajar está seguro. Basta se organizar.
Porque adotar animais adultos?
Ele já tem personalidade formada e conhecemos o seu temperamento.
É um animal mais grato.
Aprende rápido.
É mais independente.
Quando for adotar um cão adulto, pense muito bem no perfil do animal e no seu perfil. Se você gosta de caminhar e da vida ao ar livre, adote um animal com mais energia; se você é mais tranquilo, adote um animal mais calmo.
Você deve dedicar tempo e muito amor, os animais não são brinquedos e não podem ser abandonados ou colocados de lado apenas porque você enjoou. Eles sentem e sofrem, pense nisso antes de adotar. Depois de tomada a decisão de aumentar a família, considere sempre a adoção e, se puder adotar um animal adulto, melhor ainda.