Voluntariado COSAP

O Bem-Estar Animal é uma discussão que vem crescendo mundialmente, gerando interesse e mudança de comportamento da sociedade civil. Toda essa preocupação também gera transformações nas políticas públicas relacionadas aos animais domésticos e silvestres. Em 2008 foi criada Lei Estadual 12.916/08, que não permite a eutanásia de animais sadios no Estado de São Paulo. Outras leis surgiram, porém temos muito a avançar. Em 2017, na cidade de São Paulo, foi criada a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), que tem como missão estabelecer políticas públicas consistentes voltadas à saúde, assistência e proteção dos animais domésticos na cidade de São Paulo

O DECRETO Nº 57.857, de 5 de setembro de 2017, dispõe sobre a reorganização da Secretaria Municipal da Saúde.O CCZ – Coordenação de Controle de Zoonoses,  passa a ser DVZ – Divisão de Vigilância de Zoonoses, e é criada a COSAP -Coordenadoria e Saúde de Proteção ao Animal Doméstico.

PORTARIA Nº 401/2021-SMS.G

Determina que as ações anteriormente desenvolvidas pela Divisão de Vigilância de Zoonoses – DVZ para o cumprimento das atribuições do PROBEM, do Registro Geral do Animal – RGA e do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, são de responsabilidade da COSAP, realizadas de maneira integrada com a DVZ/COVISA/SMS e Coordenadorias Regionais de Saúde – CRS/SMS.

Como ser um voluntário na COSAP

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico desenvolve um programa permanente de voluntariado para serviços voltados aos animais domésticos. São diversas atividades direcionadas aos cães, aos gatos e também aos animais de fazenda, como cavalos, que estão alojados na unidade.

1- Passeio com cães
2- Medicina integrativa: acupuntura e fisioterapia
3- Reiki
4- Socialização/interação com cães
5- Socialização/interação com gatos
6- Socialização/interação com animais de fazenda
7- Apoio ao banho e tosa

Para conhecer mais sobre o programa e se inscrever em uma ou mais atividades, basta enviar e-mail para voluntarioscosap@prefeitura.sp.gov.br, com o título voluntariado, informando nome completo e telefone para contato.

Histórico Voluntariado de 2009 a 2020

Em 2009, depois de uma manifestação  da Proteção Animal(CCZ* muda ou fecha), que reuniu ONGs, protetores e a sociedade civil, foram iniciadas junto ao CCZ várias reuniões para discutir melhorias para o bem-estar animal, já que com as mudanças da lei o CCZ* deveria ter novas abordagens direcionadas aos animais alojados em suas dependências. Foram feitas várias reivindicações, algumas foram atendidas, outras não. Alguns projetos foram desenvolvidos com o CCZ e a Proteção Animal.

No dia 17 de maio de 2009, com cinco pessoas, teve início o projeto piloto, e assim surgia a primeira Cãominhada. No início, a Cãominhada acontecia apenas com os animais do canil verde, e em 2012 foi iniciado o passeio com os pitbulls. Em 2019 a Cãominhada passou por reformulação e atualmente atende todos os animais da COSAP e a uma parte do canil verde. Os passeadores também interagem com o gatil e os animais de fazenda.

Para os animais o projeto traz vários benefícios:

Ambientação/redução de estresse no manejo; colaborar com a análise e perfil comportamental dos cães; sociabilização para melhor interação com pessoas e outros cães; realização de atividade física e mental como veículo de promoção de saúde, prevenção de doenças e redução de estresse.

 Em 2019 o Projeto da Cãominhada comemorou 10 anos. Um projeto que tem essa duração ininterruptamente pode ser considerado um sucesso.

Acupuntura

Acupuntura: o atendimento realizado por veterinários voluntários aos animais previamente identificados pelo técnico responsável, acontece depois da Cãominhada e uma vez por semana. São atendidos: cães, gatos e animais de fazenda.

A acupuntura ajuda os cães a terem mais qualidade de vida; alguns vivem anos na COSAP -DVZ , e são beneficiados pela acupuntura, que é uma medicina milenar. A acupuntura não somente alivia sintomas, mas também trata de doenças respiratórias, musculares, osteomusculares, dermatológicas, dos sistemas digestório e neurológico (convulsões, paralisia), reprodutivo, urogenital e endócrino.

Banho e Tosa

Banho e Tosa foi criado em 2008. No início, os voluntários eram coordenados pela Natureza em Forma, do biólogo Lito Fernandez, que doou os materiais necessários para o início do projeto e deu treinamento para os voluntários. O banho e tosa não é apenas uma questão de higiene, é saúde, sociabilização, é o momento em se pode verificar se o animal tem algum problema de saúde, tem medo ou incômodo com o toque humano, problemas com a focinheira, entre outros; muitos animais chegam ao CCZ* com muito medo, e o banho acaba sendo um momento relaxante. Alguns animais entram no CCZ* em péssimas condições, muitas vezes a tosa e o banho são as primeiras providências para esses animais.

Projeto de Socialização dos cães com histórico de Mordedura

Em 2011 foi iniciado o Projeto de Sociabilização dos cães com histórico de mordedura, no qual eram atendidos 136 cães, na sua maioria de grande porte. Eles estavam alojados nos canis do Individual, canis pequenos, mal iluminados e ventilados. Depois de alguns anos, houve algumas reformas, e, em 2016, com o fim da construção do Centro Municipal de Adoção, e com a ajuda do projeto Segunda Chance, do voluntariado e de alguns funcionários, foram transferidos todos os animais do Canil Individual para o Canil Azul.

Atualmente esse projeto está passando por reavaliação.

Voluntariado no Gatil

O voluntariado no gatil acontece durante a semana, quando os voluntários interagem com os gatos escovando, fazendo carinho, brincando, pegando no colo socializando e cuidando do bem-estar mental e físico deles. 

Ações

Fisioterapia

Quando necessário, voluntários levam alguns animais para fisioterapia.

Reiki

Técnica terapêutica através da qual é transmitida a Energia do Amor Incondicional pela imposição das mãos ocorre a recomposição e harmonização do equilíbrio energético nos corpos físico, emocional, mental, espiritual.

Vários animais recebem essa energia, principalmente os assustados, feridos, operados e os idosos. Também é trabalhado o momento da passagem do plano terrestre para o espiritual, muito importante para que entendam e não se sintam abandonados.

Projetos como os expostos acima ajudam na promoção da saúde física e mental; reabilitação comportamental; sociabilização; facilitação do manejo no canil; enriquecimento ambiental, potencialização no processo de adoção e maior sucesso pós adoção: através do convívio, pode-se determinar perfil adequado de compatibilidade entre animal e adotante. Todos os projetos são acompanhados pelos veterinários.

logoIMA_novo-02

Contato: institutomelhoramigo@gmail.com

logoIMA_novo-02

Contato: institutomelhoramigo@gmail.com

logoIMA_novo-02

Contato: institutomelhoramigo@gmail.com

Aviso Importante

Devido à Pandemia os projetos de Voluntariado: Cãominhada, Banho e Tosa, Projeto de Socialização dos cães com histórico de mordedura, Reiki, Acupuntura, Gatil e Interação com Animais de Grande Porte estão suspensos. Esperamos que em breve os projetos sejam retomados integralmente.