Antes de Adotar

Antes de adotar um animal, devemos pensar em todos os fatores dessa relação, afinal, ele será mais um membro da sua família e, como tal, deve ter todo o amor, atenção, respeito e cuidados que um ser merece. Lembrando que cães e gatos vivem entre 10 e 15 anos.

Pensar no seu Bolso

Os animais precisam de alimentação de qualidade, veterinário, vermífugos e vacinas anuais. Devemos pensar que os animais envelhecem e que com a idade, os cuidados aumentam. Faça simulações de quanto você irá gastar com o futuro membro da família.

Tempo 

Cães precisam de atenção, carinho e passeios duas vezes por dia. O passeio é um exercício físico e mental, independentemente de se você mora em casa ou apartamento e deve ser feito em horários agradáveis, no início da manhã ou final da tarde.

Gatos também precisam de exercício físico! Brinque com ele, enriqueça o ambiente com arranhadores, prateleiras e brinquedos.

Família

Todos devem estar de acordo com a inclusão de um novo membro e todos devem ir na hora da adoção.

Caso a família tenha um outro animal, ele deverá fazer a interação.

Espaço

O animal deve ter espaço adequado. Para cães que vivem em apartamentos, é necessário telar janelas e varandas para que eles não possam pular, isso vale para varandas em casas também. Se o animal tiver uma casinha, ela deverá estar sob abrigo contra chuva, vento e sol.

Nunca deixe o seu cão acorrentado!

Não adote para guarda!

Para gatos, casas e apartamentos devem ser seguros contra fugas. Janelas e varandas devem ser teladas, janelas basculantes devem ter limitador.

Paciência 

Animais requerem paciência, eles têm um momento de aprendizado e de adaptação, precisam de carinho e dedicação.

Alergias 

Muitas pessoas adotam animais e depois de alguns anos desistem dos animais alegando alergias, consulte o seu médico antes de adotar.

Mudanças de vida

Separação, gravidez, mudança de casa para apartamento, mudança de cidade ou país não são desculpas para você abandonar o seu animal ou tentar passar o problema para ONGs ou protetores.

Viagens

Existem várias alternativas, há locais pet friendly (cães e gatos são bem-vindos e podem permanecer no local); se não puder levar o animal na viagem, contate alguém de confiança que possa ficar com ele ou que possa passar na sua casa para alimentar, colocar água e passear todos os dias. Existem vários serviços e profissionais, entre eles os hoteizinhos e pet sitters. Antes de escolher qualquer uma dessas opções, sempre pegue referência. Você poderá fazer uma viagem tranquila sabendo que o membro da família que não pode viajar está seguro. Basta se organizar.

Porque adotar animais adultos?

Ele já tem personalidade formada e conhecemos o seu temperamento.

É um animal mais grato.

Aprende rápido.

É mais independente.

Quando for adotar um cão adulto, pense muito bem no perfil do animal e no seu perfil. Se você gosta de caminhar e da vida ao ar livre, adote um animal com mais energia; se você é mais tranquilo, adote um animal mais calmo.

Você deve dedicar tempo e muito amor, os animais não são brinquedos e não podem ser abandonados ou colocados de lado apenas porque você enjoou. Eles sentem e sofrem, pense nisso antes de adotar. Depois de tomada a decisão de aumentar a família, considere sempre a adoção e, se puder adotar um animal adulto, melhor ainda.